Guardiã da RPPNM Airumã - Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal



AIRUMÃ ESTAÇÃO AMBIENTAL

 "Entre a sensibilidade para a valorização e conservação da biodiversidade e a decisão de morar "no meio do mato", existe um longo caminho que nem todos que se preocupam com a qualidade de vida no planeta se dispõem a trilhar."*

Enfrentei há mais de 20 anos atrás o desafio de viver em conformidade com meus princípios de amor e respeito à natureza quando saí da cidade e vim morar no "mato". Naquela época, a região da chácara realmente era longe e bem no meio do mato, o que inclusive assustava amigos meus que me perguntavam como eu tinha coragem de morar num lugar tão isolado.

Enfrentei, é claro, meus próprios temores iniciais que me faziam ter receio do contato com aranhas, cobras, taturanas, insetos em geral. Mas, vencida esta barreira, fui me habituando à tranquilidade do lugar, e cada vez mais me apaixonando pela vida em contato com a natureza.
Mesmo os anos que vivi fora do país e de Curitiba, jamais me fizeram esquecer da qualidade de vida que a natureza exuberante me propiciava.
 
Localizada em Santa Felicidade, a "Chácara da Tere", a partir de 2011 Airumã Estação Ambiental, possui uma extensa área florestal ( cerca de 80% da propriedade), com 36.000m2 na sua totalidade "que se conecta à áreas de floresta do Parque Municipal Tingui. Tal fato possibilita uma certa segurança para os trânsito de animais silvestres da microregião, além de contribuir para os processo de polinização de sementes.  

O bosque nativo da chácara apresenta atualmente uma estrutura já equilibrada e considerável riqueza florística, tendo sido registradas 101 espécies de plantas nativas, entre elas espécies ameaçadas de extinção como a araucária (Araucária angustifolia), a canela-sassafrás (Ocotea odorífera) e o samambaiaçu (Dicksonia sellowiana).

Como a área apresenta árvores de grande porte, vegetação formando variados estratos verticais, dossel continuo e até mesmo um riacho, cria-se o ambiente ideal para abrigar uma significativa diversidade de fauna. Entre as aves, das 62 espécies registradas, algumas são consideradas exigentes pelos ornitólogos, ou seja, só são encontradas em ambientes mais conservados."*

*Extraído da Publicação "Cultura e Biodiversidade nos Jardins de Curitiba"- Caso 2: Vida nos Bosques, SPVS 2010



Depois que voltei para Curitiba, há sete anos, venho enfrentando inúmeros desafios para a manutenção e preservação deste maravilhoso patrimônio natural que almejo possa ser preservado para as futuras gerações. Com a chegada dos condomínios de luxo que acabam agindo, na sua maioria, de forma predadora com relação ao meio ambiente, todo o ecosistema da região pode estar ameaçado.

Atualmente, tenho participado de projetos na área de preservação ambiental, na busca de apoio para a preservação da floresta onde moro, entre eles o projeto "Cultura e Biodiversidade nos Jardins de Curitiba", um iniciativa da Ong SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental que faz um trabalho extraordinário. www.spvs.org.br/
 
Também, aderi ao projeto  Condomínio da Biodiversidade (ConBio) www.condominiobiodiversidade.org.br/ que vem, desde 2000, incentivando atitudes que invertam processos de degradação ambiental e preservem a biodiversidade nas áreas remanescentes de vegetação nativa, em toda Região Metropolitana de Curitiba (RMC). É um grupo aberto, sem fins lucrativos, constituído por associados dos setores público e privado, pessoas físicas e instituições da sociedade civil. 

Curitiba 2010.





E-CONS - Empreendedores da Conservação: Terezinha Vareschi


Com muito orgulho estou entre as primeiras seis pessoas escolhidas a nível nacional para inaugurar o Projeto E-CONS: Empreendedores da Conservação, categoria E-CONS Urbano. 
O Projeto é uma iniciativa da SPVS- Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e seleciona pessoas que apresentam soluções inovadoras para cuidar e preservar a natureza. 

Além do fomento às ações conservacionistas, o Programa também prevê o fortalecimento das características de empreendedorismo dos candidatos apoiados, auxiliando a potencializar o seu trabalho em longo prazo, e ampliando os resultados de Conservação do Patrimônio Natural. 

Para saber mais acesse:


                                          Tere Vareschi - Foto Zig Koch

Aqui estou na "Chácara da Tere" que a partir de 2011 passou a se chamar AIRUMÃ ESTAÇÃO AMBIENTAL , buscando "pensar globalmente e agir localmente", realizando meu trabalho terapêutico que envolve os atendimentos individuais com o universo terapêutico do tarot e os florais de Bach, programas antiestresse junto à natureza para grupos em geral e programas de educação ambiental.

Aqui estou, aberta à parcerias na área de educação e preservação ambiental, e outras mais que somem e multipliquem. Afinal, sem estarmos na sintonia da parceria de coração, da ética, do comprometimento com nossos ideais mais elevados, do respeito mútuo, da verdadeira reciprocidade, que legado poderemos deixar para as futuras gerações?

Com meu carinho,  

Terezinha Vareschi 
https://www.facebook.com/ecoairuma
www.airumaesatacaoambiental.blogspot.com
                                        

FOTOS DA AIRUMÃ ESTAÇÃO AMBIENTAL

                                                                               Foto Zig Koch


                                                                                                                 Foto Zig Koch




                                                                                   Foto Zig Koch


                                                                                                              Foto Zig Koch










8 comentários:

  1. Parabens irmã! Ficou show de bola! Desejamos um enorme sucesso.

    Eduardo/Katia

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, cuanto tiempo. Te felicito por tu blog. Tengo tantas lembranças buenas de esta chacara y de todos ustedes. Espero de todo corazon que todo continue fluyendo en armonia en ese teu proposito. Admiro a perseverancia y el entusiasmo con que tus pies peregrinan por el sendero de la vida. Que el Gran espiritu te bendiga y te proteja, a ti y a todos los que te rodean.
    Ahoo
    Manche

    ResponderExcluir
  3. Irmã da LUZ,
    Parabéns pela iniciativa. O blog é lindo.
    Te deixo com um texto que você gosta muito.
    Fique na PAZ.
    Namasté _/\_
    Gustavo H.

    O RIO E O OCEANO

    "Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.

    Olha para trás,para toda a jornada,
    os cumes, as montanhas,
    o longo caminho sinuoso
    através das florestas,
    através dos povoados,
    e vê à sua frente um oceano tão vasto
    que entrar nele nada mais é
    do que desaparecer para sempre.

    Mas não há outra maneira.
    O rio não pode voltar.
    Ninguém pode voltar.
    Voltar é impossível na existência.
    Você pode apenas ir em frente.
    O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
    E somente quando ele entra no oceano
    é que o medo desaparece.

    Porque, apenas então,
    o rio saberá que não se trata
    de desaparecer no oceano.
    Mas tornar-se oceano,
    Por um lado é desaparecimento
    e por outro lado é renascimento."

    OSHO

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Madrinha!
    Está muito bonito e iluminado seu blog!
    Que venha com muito sucesso e compartilhamento.
    Já linquei no Abobrinhas!
    Um beijo enorme e muito amor!
    Luana.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Muito bom!

    Sua manifestação energética neste seu magnífico trabalho, chega energizar nossa mente para a conceituação das nossas próximas jornadas. Sinto também , o seu encontro com aquilo que a muito lutou, para desvendar o significado deste verdadeiro paraíso chamado "CHACARA DA TERE".
    Somente pessoas priveligiadas, terão a oportunidade de enxergar a sua "LUZ" ou, a "LUMINOSIDADE DA TERE", assim, como os animais noturnos transitam livremente na escuridão.

    Parabéns, Tere, Terezinha

    CRMartinez

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Tere! muito bonito, eu ainda visito este belo local.
    Beijos
    Lindomar

    ResponderExcluir
  7. Olá Tere
    Parabens!
    Achei maravilhoso
    Sucesso.
    Beijo
    ELIANE

    ResponderExcluir
  8. Querida Tere,

    Saudades de você. Parabéns por sua coragem e por todas as suas realizações nestes anos que não nos vimos. Beijos, Beth Viero

    ResponderExcluir